Lousado

Lousado

Posts Recentes

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Ramal do Seixal

Este troço, encerrado em 1969, foi a única parte concluída do projecto do Ramal de Cacilhas (que data da década de 1930), que planeava a ligação entre o Barreiro e Cacilhas, onde seria construído uma estação intermodal, que servisse os transportes ferroviário e fluvial, de forma semelhante à do Barreiro. Subsistem as estações e partes do leito de via e de uma ponte, no troço entre o Barreiro e o Seixal.




A 1 de Julho de 1923, o troço entre o Seixal e o Barreiro foi considerado pronto a ser inaugurado, após a Administração das Estradas e Turismo ter efectuado uma vistoria. Em 29 de Julho de 1923, este troço foi inaugurado e aberto à exploração pública, com serviços entre o Lavradio e Seixal.


O material circulante ferroviário utilizado, numa fase inicial, constituía-se por composições, normalmente mistas, de carruagens e de vagões traccionados por locomotivas a vapor, e por automotoras a vapor Borsig ; mais tarde, passaram a circular as automotoras da Série 0100, a tracção a diesel.



Automotora A. Borsig na travessia do Rio Coina em direcção ao Seixal
Automotora da Série 0100 da CP na Estação do Seixal
Estação do Seixal actualmente
O Decreto-Lei número 48.939, publicado em 27 de Março de 1969, desclassificou o Ramal do Seixal , e o tráfego foi suspenso após a Ponte ferroviária do Seixal, sobre a foz do Rio Coina, ter sido danificada numa colisão com o navio Alger, a 18 de Setembro do mesmo ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário